Coordenação de Rádio Frequência e Consultoria Para Licenças - Anatel

  • Serviços de coordenação de RF (Rádio Frequência).

  • Elaboração do plano de frequência.

  • Acessoria para:

      • Licença de UTE (Uso temporário do Espectro).

      • Licença de SLP (Serviço Limitado Privado), autorização permanente para utilização de rádio frequência.

      • Licença Especial (Cine Drive-In).

      • Rádio Comunitária.

Coordenação de RF

A Tv Digital transmitida em nossas cidades já substituiu por completo todos os antigos canais de Tv analógico .

Como a Tv Digital ocupa uma maior largura de banda do espectro, no decorrer desta transição tornou-se cada vez mais difícil trabalhar com sistemas sem fio sem que exista uma coordenação de rádio frequência, pois os mesmos operam justamente no mesmo espaço reservado para os canais de TV.

Quando se diz que existe uma “interferência” ,isso quer dizer que provavelmente estas frequências já estão sendo utilizadas por estações determinadas para o uso de canais de TV.

Para que exista uma perfeita sintonia entre todos equipamentos sem fio utilizados, além de não utilizar as frequências já determinadas para os canais de TV , é necessário uma coordenação de rádio frequências ou Coordenação de RF.

O que fazemos é determinar se o equipamento planejado para o show, evento ou instalação, será compatível com o local e também se estarão compatíveis entre si. A prévia escolha do equipamento e dos bancos de frequências a serem utilizados são fundamentais para se obter bons resultados.

Tendo isso em mãos, determinamos as melhores frequências e monitoramos os possíveis intrusos que poderiam adentrar no espaço onde está sendo feita a coordenação.




Elaboração Do Plano de Frequências

Pesquisa de ocupação de frequências junto ao banco de dados da Anatel bem como orientações sobre as resoluções vigentes.

Simulações computacionais de cobertura radioelétrica para a utilização de sistemas de transmissão e recepção, ponto a ponto, ponto área em toda faixa de frequências.

Predição de cobertura

Consultas Anatel

Licenças UTE (Uso Temporário do Espectro) e SLP

Fazemos consultora para solicitação de Uso Temporário do Espectro para rádios HTs, sistemas de microfones e monitoração sem fio (IEM) de bandas estrangeiras com sistemas não adquiridos no Brasil, equipamentos em fase de testes não homologados, transmissores para Cine Drive-in.

No caso da utiização do espectro não se caracterizar como uso temporário ultrapassando os 60 dias, é necessário uma solicitação permanente ou Serviço Limitado Privado.

Cine Drive-In (UTE ou SLP)

Cine Drive-In com transmissões em FM (Frequencia Modulada) se tornaram bastante comuns em virtude da pandemia.

Nestes sistemas um sinal de áudio é transmitido na mesma faixa de frequência utilizada pela FM comercial e os espectadores, dentro de seus veículos podem sintonizar esse conteúdo em seus rádios.

O Transmissor deve atender a normas ou diretivas pertinentes à EMC (Compatibilidade Eletromagnética). Neste tipo de transmissão é indicado os transmissores tipo RADCOM (Rádio Comunitária) com certificado de conformidade. A potência máxima deve ser determinada de acordo com o projeto e deve cobrir somente a área desejada não podendo ultrapassar 5 Watts.

De acordo com a resolução 635 de maio de 2014 que aprova o regulamento sobre Autorização de Uso Temporário de Radiofrequências, a utilização do espectro na faixa FM comercial é possível desde que solicitado antecipadamente e que atenda as normas estabelecidas para este serviço.

A solicitação deverá ser feita em até 10 dias úteis antes do evento, caso o prazo seja menor, será cobrado 10% de majoração a cada dia subsequente.

O pedido é feito em caráter temporário e pode ser utilizado por no máximo 60 dias contados a partir do primeiro dia.

No caso em que os serviços se caracterizem como caráter não temporário, ou seja, serviços que ultrapassem os 60 dias, é necessário uma outorga de SLP (Serviço Limitado Privado).

Downloads

Coordenação de RF

Documentos/Tabelas